domingo, 7 de março de 2010

Power Comander

Vários amigos vem me perguntando sobre o Power Comander, tanto sobre o modelo III quanto sobre o modelo V.

Nunca usei nenhum deles, mas sei que o modelo mais atual (PC V) tem mais facilidades embora não possa ser usado em HDs mais antigas (recomendam o uso para modelos fabricados a partir de 2009).

Embora não seja confirmado pela DynoJet, o PC V pode ser usado em modelos fabricados em 2008, comprovado na prática pelo Paul.

O que se pode falar do PC? É uma interface fixada na moto que altera os sinais emitidos pelos sensores da moto, alterando-os segundo um mapa que está gravado nessa interface para que a ECU responda dentro de uma faixa pré-determinada de valores.

Esse mapa vem com algumas alterações zeradas, implicando no uso do mapa gravado na ECU, mas aberto a alterações personalizadas para cada motocicleta.

Levar o mapa desenvolvido no SERT para o PC é impossível. Como o PC altera o mapa gravado na ECU, a programação do PC deve ser feita gravando no PC as alterações que são feitas no mapa inicial do SERT. Mas isso ainda tem um problema: achar o mapa original gravado na ECU porque no SERT a gente parte de um mapa inicial elaborado pela Screaming Eagle.

Uma opção é aplicar as alterações feitas no mapa do SERT através do PC e torcer para que surtam o efeito esperado, mas provavelmente será necessário acertos finos.

De toda a forma, a programação feita no PC não é um remapeamento na ECU, mas sim ajustes aplicados em tempo real ao mapa original da ECU.

Nenhum comentário: