segunda-feira, 12 de novembro de 2018

jeans e proteção na estrada: combina?


Essa foto mostra meu uniforme de estrada: bota, casaco de couro, calça de cordura impermeável e a luva que não está na foto.

Vejo poucas reclamações em relação ao casaco ou a bota, mas muitos não gostam das calças de proteção em cordura ou couro por serem mais "armaduradas". 

Eu gosto da calça de cordura, principalmente em viagens longas onde as condições climáticas mudam rapidamente e com a calça de cordura já estou preparado além da proteção contra a abrasão em caso de queda, mas para usar fora da moto é bastante desconfortável.

Por conta disso muitos fabricantes estão investindo em jeans com proteções. Os mais conhecidos no Brasil são as calças HLX feitas em jeans reforçados e com proteções removíveis nos joelhos, coxas e glúteos.

Mas como tudo evolui, os principais fabricantes de equipamentos em segurança para motociclistas (Dainese, Rev'it, Bering) e as principais marcas premium (Harley-Davidson, BMW, Triumph), além de algumas marcas menos conhecidas do público em geral (Corse e Joe Rocket) já começam a mostrar calças jeans com forros em poliamida e kevlar.

É lógico que tudo tem seu preço (as melhores HD FXRG não custam menos de 300 dólares, assim como Triumph Hero e BMW 5 pockets.

No mercado livre encontram-se muitos modelos e no Fórum Harley já comentaram muito bem sobre as calças Corse (link aqui) e sai mais em conta (cerca de R$ 500,00).

O conforto do uso fora da moto vai custar vestir a capa de chuva quando necessário pois, como toda calça jeans, não é impermeável.

2 comentários:

Anônimo disse...

Wolf,

Que bota é esta? Eu tenho um coturno que comprei na Itália (50€) gosto muito dele para viagens curtas. Para algo mais longo, tenho uma Icon Elsinore 1000. Com ela, rs, às vezes me dá sensaçāo de ser visto como um ET chegando, rs.


Em tempo, que estilo, hein?! rs
Um abraço.

wolfmann disse...

Você tem de usar uma roupa que te agrade...hehehehehe


A bota é HD e já tem algum tempo de uso, talvez uns quatro anos e foi presente do meu cunhado. Só a uso em viagens longas e já foi devidamente limpa e engraxada para o armário até outra viagem mais longa. Tem calcanhar e biqueira em aço e solado mais grosso para proteção da planta do pé.

Para passeios mais curtos mantenho uma Caterpillar de cano mais curto e mais leve. Na cidade vai mesmo as Timberland em Goretex ou tênis Merrell que são em tela e secam rápido nos pés (detesto ficar com os pés úmidos).