quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Road King Special: ergonomia

Com a troca dos manetes resolvi o problema crônico da embreagem hidráulica que era a impossibilidade de regular a manete para diminuir o curso de atuação.

Apenas como ilustração, a melhora no uso e na pilotagem foi tão sensível quanto a instalação do easy boy na Fat Boy. É uma solução para uma queixa antiga de embreagem pesada nas Tourings.

Os novos manetes deixaram as manobras em "meia embreagem" mais fáceis, mas continua o problema em manobrar para estacionamento.

A causa principal é o formato do guidão. Por mais que procure uma posição melhor para o piloto, o guidão muito largo e com pullback insuficiente atrapalha esse tipo de manobra porque ao esterçar no limite do guidão exige que eu estique o braço além do tamanho do meu braço.

Mesmo estando sentado mais a frente não resolve porque "falta braço" para poder esterçar.

A HDMC tem um guidão em um catálogo anterior chamado Road King Fat Handlebar (p/n 55800388) que é mais baixo, mais estreito e com um formato de maior pullback: são 5 polegadas de altura (o original mede 9 polegadas), 31,5 polegadas de comprimento (o original mede 36 polegadas) e 7,25 polegadas de pullback (o original tem 5 polegadas de pullback).

Para quem não conhece os termos, a altura é medida da base inferior ao punho, o comprimento é medido de punho a punho e o pullback é o cateto do triangulo formado pelo desenho do punho do guidão trazendo o punho mais perto (maior pullback) ou mais longe (menor pullback) do piloto.

Uma opção nacional é o Flat Bar Robust da Wings Custom que tem medidas de 5 polegadas de altura (mesma altura do guidão HD), 34 polegadas de comprimento (2 polegadas a menos que o guidão original e 1,5 polegada a mais que o guidão HD) e pullback de 6 polegadas (1 polegada a mais que o guidão original e 1,25 a menos que o guidão HD). Esse guidão pode ser comprado diretamente no site da Wings e tem prazo de fabricação de 10 dias e mais 10 dias para a postagem.

A Wings Custom tem boa reputação tanto de entrega como de fabricação e essa opção foi ventilada pelo vendedor em conversa via chat quando expliquei o que estava procurando.

Como vou passar por vários dealers na viagem a Milwaukee, vou procurar o guidão para ter uma ideia de como fica na moto, e se não encontrar e continuar incomodado com as manobras de estacionamento tentar a alternativa da Wings Custom.

Ilustrando o guidão de que estou falando (fonte é o próprio site da HD dando uma sugestão para uma customização de catálogo)


E para comparar, a Road King Special e seu guidão original




Infelizmente não encontrei nenhuma imagem do Flat Bar Robust montado em uma Road King para servir na comparação.


4 comentários:

Unknown disse...

Opa. Sobre a manete da King Special. Minha mao doi demais no transito. Quero melhorar. Como faço e qto custa?

wolfmann disse...

As manetes são inglesas fabricada pela Oberon Performance. Você pode comprar pelo site, mas não vai encontrar a manete para a embreagem.

O melhor caminho é buscar auxílio para a compra junto ao Customer Service e comprar a menete C-400 (embreagem) e B-140 (freio).

Elas custam 70 libras cada uma e mais 30 libras pelo frete via DHL (eles só mandam via DHL), fazendo um total de 170 libras.

Ao chegar no Brasil, a DHL vai entrar em contato para que você pague imposto de importação e ICMS sobre a compra.

Dependendo da cotação da libra, não sai por menos de R$1500,00.

Apartamento disse...

Wolfmann, estou no mesmo dilema do guidão da RKS. Gostei muito da sugestão do modelo APE da wings mas desconfio que apenas uma polegada a mais de pullback (6) contra (5) do original não mude muito.
Algum comentário?

wolfmann disse...

Eu acabei um Fat Reach Bar (dá uma olhada na postagem:http://wolfmann-hd.blogspot.com/2018/09/road-king-special-ergonomia-ii.html

Fiquei satisfeito e tem praticamente a mesma medida de pull back que o original, portanto essa polegada que você tem dúvida vai mudar bastante.