Novidade no mercado, a Sportster 48 chegou marcando presença e carregada de interesse causado pela curiosidade pela novidade.
Eu ainda não tive oportunidade de andar nela, apenas o "ass test" em Milwaukee e aqui na Rio Harley-Davidson.
E por coincidência, os proprietários que pagaram para ver na aposta do novo modelo também são novatos em Harley-Davidson. O Fórum Harley tem um tópico bastante concorrido de onde tirei as primeiras impressões que foram postadas sobre a moto (http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2014/03/sportster-48-primeiras-impressoes-dos.html).
O tempo vai passando e pincei três avaliações sobre o modelo, agora com mais rodagem. Uma é do forista Vitoram que deu as primeiras impressões de uso:
Outro relato é do forista Pinball:
E o terceiro relato é do forista vitorfonseca:
O tempo vai passando e pincei três avaliações sobre o modelo, agora com mais rodagem. Uma é do forista Vitoram que deu as primeiras impressões de uso:
Vejo muito o pessoal reclamando do tamanho do tanque, que acabam preferindo a iron/883r porque o tanque é maior etc. Mas, cá entre nós, acho idiotice.Garanto que na estrada, o incomodo de um motor fraco (883) é muito maior do que o incomodo de ter que parar a cada 100km. Prefiro mil vezes fazer essas pausas para abastecer (e dar aquela esticada na perna/coluna) do que ter que passar aperto atras de caminhões, ou sem conseguir ultrapassar. O motor de 1200 é muito punk! O torque é absurdo! A moto é linda!!Eu comprei pelo estilo. A 48 (e a blackline e breackout) são as mais lindas da HD, na minha opinião.O problema é que não é uma moto confortável, MESMO. Já gastei tanto nela para deixa-la mais confortável que, se fosse analisar apenas o lado financeiro, já teria dado pra comprar uma FatBOB e se duvidar até uma FatBoy.Enfim, é uma puta moto. Seus únicos pontos fracos é o desconforto e o tanque pequeno. O tanque, ao menos pra mim, nunca foi problema. Não me incomodo de parar para abastecer. E o conforto...bem...aos poucos vamos trocando oleos, bancos, suspensões, hehehehe.Eu não iria de Super Glide, pegaria a FatBob. Mas vamos fazer um rápido comparativo entre Dyna X 48Vou arredondar:40.000 a Forty-Eight VS 45.000 a DynaSe quiser deixar a 48 confortável/garupada, voce vai gastar esses 5k de diferença. A Dyna já vem com suspensão boa, banco da carona, pedal da carona, banco confortável etc. Claro que, se for só no preço, acho que compensa a Dyna.Não vou falar do tanque pequeno da 48, pois nunca o vi como problema. Pelo contrário, acho lindo demais. A 48 é uma das motos mais lindas que já vi. Como todo mundo aqui ja falou varias vezes, vai depender do seu uso, do pra quê voce quer a moto….Sou apaixonado pela minha 48. Ela supre minhas necessidades, apesar de acha-la muito desconfortável e querer melhorar isso com o tempo (trocar suspensão etc).Assumo que as vezes, quando penso na grana que já gastei na 48 e vejo que poderia ter pego uma Fatbob/boy/hilux/camaro, bate um pouco de "dúvida/arrependimento". Penso "poxa, com essa grana eu poderia ter pego uma moto com motor 1600, confortável, já com garupa etc…".Mas uma coisa é certa:Fui p vários encontros de moto. Road King, milhares de Fat Boys e V-Rods, Heritages, 883Rs, Irons…mais Fat Boys, mais v-rods….e a minha sempre era a única 48. E era a única que a galera fazia fila pra ver e a mulherada fazia fila pra sentar e tirar foto.A 48 é muito estilosa, agressiva, bonita, com um estilo único! Todo mundo paga pau pra ela.
Outro relato é do forista Pinball:
Após 1.600km, essa é a minha opinião.jpquinta, você disse:"A grande maioria do uso seria em pequenas viagens de no máximo 200 km e na cidade."Sou de SP capital, comprei a minha 48 para andar sozinho só na cidade e só nos finais de semana e feriados.Como em SP tem muita Harley(você pode escolher dezenas de grupos pra andar),acabei aceitando o convite de grupos para fazer passeios fora da cidade, a maioria entre 100 e 200 km de distância. Também viajei "acompanhando" uma BMW F800GS entre outras motos. A 48 pra mim não serve pra fazer isso direto, ou seja, no meu caso acabava perdendo os finais de semana e feriados em estradas ao invés de curti-la no habitat natural dela, que é urbano, pois é assim que ela é vendida se o vendedor for sincero. Também gostei dela em estradas menores e com curvas, mas como tinha que acompanhar motos que são feitas para estrada, como BMW F800GS, Fat Boy, Street Glide etc, o prazer não é o mesmo. Isso só piora na medida que as estradas vão ficando melhores, pois acompanhar essas motos em retas intermináveis e curvas de alta numa rodovia Bandeirantes ou numa Castelo Branco acaba sendo chato, você fica sofrendo e rola uma sensação de perda de tempo. Como os carros e até caminhões e ônibus nas melhores rodovias andam sempre acima de 120km/h, isso enche muito o saco também, pois quando essa moto anda acima dessa velocidade ela te dá uma sensação de estar sendo exigida, além de não ter a 6ª marcha que serviria pra aliviar essa sensação.Agora pra cidade meu amigo, não tem outra, essa é a moto, eu posso ficar de pé no farol sem pôr as mãos nela, é fácil equilibra-la com as pernas sem fazer força, eu tenho 1,82m e sentado minhas pernas ficam espalhadas, mas quem for mais baixo também não tem erro. Ela é ágil o suficiente. Pra mim é uma terapia passar duas horas cada dia desses passeando com ela por lugares variados da cidade. O motor de 1.200 dá uma bela força. Nunca imaginei que andar no frio seria mais confortável que no calor, só com Harley mesmo, eu só me agasalho da cintura pra cima e menos do se fosse andar na rua, pois você não sente frio nas pernas, isso pode ser um incômodo em dias quentes, mas aí eu opto por andar em locais aonde a velocidade é mais alta, e ando em lugares com velocidade baixa em dias frios. Pra mim é como ter um jetski, morar na praia, não precisar pôr e tirar o jet da água e não ter que pagar marina. Resolveu o meu problema de lazer.A opinião varia dependendo de onde a pessoa mora, pois se você mora numa cidadezinha com paralelepípedos e muitas lombadas, você vai preferir andar em entradas menores do que na cidade.Como nos EUA as coisas são bem espalhadas e tem freeway pra todo lado, então da pra fazer a festa com uma moto assim, em SP é assim num dia sem trânsito, é o meu tipo de uso.Pro meu uso, o tamanho do tanque é irrelevante e até gosto de parar no posto, tem gente que tira até foto, e eu mesmo não me enjoo de olha-la.Pra trabalhar tendo que andar todo dia no corredor e trânsito pesado eu não acho que seja a moto ideal, a não ser que o trabalho seja perto.Se o meu negócio fosse andar em estrada e levar garupa, eu compraria uma Fat Boy. Se eu usasse pra ir trabalhar todos os dias e meu trabalho fosse longe, eu compraria uma Iron, isso se fizesse questão de ter uma Harley.Isso é o que eu acho até agora.
E o terceiro relato é do forista vitorfonseca:
Concluindo: a moto agrada e como toda Sportster precisa de ajustes para se adequar ao perfil de cada proprietário. Confirmada a vocação urbana e a limitação do tanque (problema para alguns) em termos de autonomia, mas não nega fogo na estrada sempre lembrando que a sua vocação principal é rodar na cidade.Bom vou dar meu depoimento.Eu piloto motos desde os 14 anos, já tive alguns modelos diferentes, RD, CB 400, SAHARA, SHADOW 750, HD HERITAGE, DRAG STAR 650 e agora HD 48.Com todas, todas, eu viajei mais de 1.000 KM por trecho. Inclusive com a SAHARA eu pilotei por toda a costa Brasileira, ela desmonto um pouco no fim, mas era o preço :). Eu tenho 1.90 de altura e 100 kg. Existem motos que são mais confortáveis na estrada e existem aquelas que não, dependendo de como você pilota elas, mas todas são feitas para estrada. Isso depende mais do piloto do que da moto em si. Mas claro que uma moto como as Electra Glide são perfeitas, pois foram projetadas especialmente para isso.A minha 48 tem agora alguns 1000 km rodados, ela está ainda nova e não me apresentou nenhum problema sério, tirando o normal que é a falta de óleo nas bengalas, amortecedor traseiro que não é feito nem para ruas americanas, chinesas, japonesas quem dirá brasileiras.Pontos fortes:Muito ágil, eu pego corredor como qualquer moto, não ando tão rápido quanto os moto-entregadores claro, mas não é o meu objetivo eu não piloto minha moto para viver e pagar as contas. Eu faço isso para chegar de um ponto ao outro com emoção, tesão e satisfação.Motor forte com ótimo torque, caras, sério essa moto em ambiente urbano com quase 10 kg de torque e 1200 cc faz tudo parecer fácil. E ela tem um angulo bom de curva melhor que o da IRON.Eu piloto ela no dia-a-dia, eu sou motociclista por vocação, odeio CARRO. Odeio estar dentro de um carro dirigindo na rua. Eu só faço isso em ultima opção, para vocês terem uma idéia meu trabalho me oferece um carro para executar visitas a clientes e etc. Se não fosse esse carro eu nem teria um, quem sabe compraria um pequeno e barato só para levar meu filho e esposa e as vezes fazer as compras do mês. E olhe lá. E a 48 atende perfeitamente a isso, eu piloto ela mais de 120 km todos os dias pelo trânsito caótico de São Paulo, da ZONA LOSSSSSTTTT até a ZONA SUL, corredor cheio de gente furiosa pela poluição, dor de cabeça, acordar cedo, trabalho ruim, muito trânsito, massssss a minha moto é bem mais FURIOSA hahahahahahahah! O barulho dela pela manhã me acorda melhor do que café :DPontos fracos:Ela não foi feita para levar garupa, se a sua garupa como a minha tem mais de 1.70 e o peso da minha mulher eu nunca perguntei senão eu posso ser morto. Ela fica muito instável e atrapalha toda a agilidade para qual ela é proposta. Mas eu odeio garupa mesmo, acho um saco ter que me preocupar com outro ser humano que não seja eu em cima da moto, é o meu momento mais egocêntrico quando piloto.
3 comentários:
Achei o primeiro comentário bem "nada a ver".
Ao dizer que prefere um tanque pequeno à um motor "fraco" e que passaria sufoco atrás de caminhões, de duas uma: ou ele não conhece a força do motor das 883 ou ele está tentando justificar para sí mesmo a opção que fez por uma moto com tanque ridiculamente pequeno e motor de maior capacidade.
Por acaso essa comparação deu bastante discussão no tópico.
Eu não sou proprietário de 883, mas já viajei bastante com amigos que foram (alguns ainda são) proprietários e nunca percebi problemas nas ultrapassagens.
Apesar da diferença entre os motores (minha comparação é 883R e Nightster), não justificaria minha escolha por esse aspecto.
Acho a 48 uma excelente escolha para uso urbano, mas não atende ao meu uso na estrada: a diferença na autonomia iria me atrapalhar nos grupos com quem viajo.
Parei de ler aqui: "o incomodo de um motor fraco (883)"
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