sábado, 21 de janeiro de 2012

primeira estrada do HOG RJ de 2012

Foi de improviso a primeira estrada de 2012.

Atendendo a pedido do dealer que recebeu a equipe do programa Mundo S.A. do GNT, a diretoria do HOG RJ programou passeio extra na última quinta feira (19/01).

Improvisar passeio para pegar estrada aqui no Rio normalmente significa BR-040 em direção à Itapaiva. Com o feriado do padroeiro e sem passeio programado, muitos colegas da equipe de estrada do HOG RJ estavam ausentes do Rio, mas mesmo assim montamos o passeio para comer empada em Nogueira a fim de possibilitar a máteria do programa.

Com o Artur de "cinegrafista volante", Carlos Martins como Road Captain e eu como Cerra-fila, o HOG RJ subiu com 23 motos até Itaipava.

Da minha posição pude observar o trem rodando na estrada e vale algumas observações deste passeio:


  • a saída pela Av. Abelardo Bueno se mostrou bem mais fácil que a saída via Cebolão e Av. Ayrton Senna. Menos sinais, menos cruzamentos e entrada rápida na Linha Amarela possibilitando melhor passagem do trem em direção à estrada;

  • a formação do trem na porta da loja precisa ser aprimorada. Muitos colegas que não seguiriam viagem com o trem formaram e causaram alguma confusão, principalmente para mim que não sabia onde estava o final do trem para me posicionar. Acho que vale uma observação para os colegas que não pretendem seguir viagem, e apenas sair em conjunto, possam se posicionar em separado para facilitar a partida;

  • a velocidade dentro da cidade, respeitando os limites (a indústria da multa anda produzindo cada vez mais pardais na cidade) permitiu um bom andamento e fluidez. Vale a pena prestar atenção aos que ficam para trás nos sinais para evitar o efeito elástico no trem;

  • a partida do trem após o reagrupamento após a sinalização do cerra-fila evitou deixar para trás algum colega que ficou preso no pedágio, assim como o pagamento individual já que o trem se espalha por várias cabines acelerando a passagem do trem;

  • o local de agrupamento na Linha Amarela serve apenas para isso: agrupar. Os colegas que lá esperam devem permanecer prontos para partida imediata pois o local não propicia paradas longas. Vamos evitar tirar capacete e fumar o cigarrinho nesse local. Quanto mais rápido a saída se der, melhor.

Acho que se conseguirmos fazer essas atitudes se tornarem automáticas, o trem sai rapidamente para estrada, onde é o lugar dele.


Na estrada, a viagem foi sossegada e sem incidentes, pelo menos da minha posição. Tive apenas que pedir a alguns colegas que acelerassem um pouco para diminuir o espaço no início da BR-040, mas depois disso a viagem seguiu seu curso normal.


Boa estréia para 2012.

Nenhum comentário: