A grande atração para as softails 2011 é a adoção do ABS de série. Quem acompanha os fóruns de proprietários já sabe da novidade, que nos EUA é opcional.
O dealer nacional já vem anunciando a novidade como atrativo para os proprietários indecisos.
Agora: quem já usou as novas 2011? Eu já vi algumas rodando, mas não conversei com os proprietários. Muitos dizem que o ABS faz diferença para parar uma HD, porque frear elas sempre frearam... só não paravam.
O arsenal tecnológico das HDs está aumentando, com a eletrônica mais bem resolvida dos motores TC 96, uma suspensão bem resolvida e parando quando se freia, as novas softails prometem ser um sucesso de vendas.
Resta tomar coragem para vender a minha TC 88.... mas isso ainda parece longe de acontecer.
6 comentários:
Na minha opinião, o maior trunfo das HDs é a simplicidade mecânica e elétrica. Se a HD começar a modernizar muito as suas máquinas, o resultado não tem como ser bom, pois o projeto original terá que ser modificado como um todo , mais cedo ou mais tarde. Acho eu que após o advento dos motores 1340 carburados, nada de melhor aconteceu nas HDs. Um Big Twin de mais de 1700 cc refrigerado a ar é um absurdo mecânico; Uma suspensão softail ou bichoque, com balança apoiada na caixa de marcha, com ABS é outro absurdo mecânico. Todo projeto tem um limite de upgrade, que foi atingido lá atrás, nos motores 1340. Exemplo também disso são as Suzukis Bandit, que já ultrapassaram o limite das "remodelações" e "maquiagens" técnicas. Isso onera a linha de produção , diminui o lucro do fabricante , vai de encontro às novas legislações de meio ambiente, ruído, etc.
Abraços.
Leoclima - Teresópolis - RJ
Moto nova exige lavar de vez em quando...
Rômulo, eu lavo de vez em quando.... talvez de quando em vez.... hehehehehe
Leo, além da vantagem de conhecer bem a minha moto, a outra vantagem é a confiabilidade da moto.
O ABS já passou por várias gerações, dentro da HD mesmo, e hoje parece bem confiável assim como a eletrônica do TC 96.
Não sou fascinado por motores grandes ou de performance esportiva. Acho que a corrida atrás de motores cada vez maiores tem objetivos mercadológicos e para atender as normas anti-poluentes que são cada vez mais restritivas e exigem motores cada vez maiores para ter potência de sobra para jogar fora nas restrições.
E concordo com você: depois desses anos de TC88, meu sonho de consumo é uma Fat com motor Evolution 1340 97/98, mas isso é difícil de achar...
Wolf, acha poss~ivel instalar ABS em modelos anteriores a 2011 que não tenham ABS de fábrica?
Tudo é possível, mas provavelmente será mais viável economicamente trocar de moto.
O ABS depende de uma ECU mais sofisticada para controlar a eletrônica e essas ECUs começam a aparecer nas motos equipadas com o TC96 a partir de 2008.
A grosso modo, seria necessário trocar a ECU, sensores e injeção além de instalar um kit de ABS.
Melhor trocar de moto se você quer o ABS.
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