2013 ainda nem começou direito e já aparecem os vazamentos com as informações sobre o que esperar para o dealer´s convention de Agosto.
Dan Morel é de Campinas, tem uma coluna no Bros&Bikers, e participa ativamente do grupo Bikers Friends no Facebook. Foi lá que ele soltou a informação em primeira mão que estou copiando na íntegra:
Senhores,
Como sempre....chega a época para especulação do que rolará na linha 2014 (a ser apresentada no dealer convention em Agosto deste ano).
Antes mesmo de rolar qualquer rumor, é tradicional a HD avisar os dealers quais modelos vão sair de linha, para que os mesmos possam trabalhar as vendas (e evitar ficar com algum engasgado em estoque).....tendo acesso a este material....adianto a todos (tudo copiado do texto original - a tradução é minha):
Discontinued in all global markets (descontinuado em todos os mercados globais)
- XR1200X
-FXS Softail Blackline
- FLHTC Electra Glide Classic
- FLTRX Road Glide Custom
- FLTRU Road Glide Ultra
Discontinued in North America Only (descontinuado apenas na Am. do Norte)
- FLHRC Road King Classic
Discontinued in International Markets Only (descontinuado apenas nos mercados internacionais)
- FLHR Road King
Segue abaixo os motivos das descontinuações de cada modelo:
XR1200X, Blackline, e Electra Glide Classic
1- Otimizar o numero de opções disponíveis para o consumidor
2- Reduzir duplicações na oferta de produtos
3- Refletir as dinâmicas do mercado
4- Reduzir a complexidade de modelos no showroom
Road Glide Models
"Planned design refreshes"....vao fazer um redesenho e também substituição de maquinário na planta de York, que já atingiu sua vida útil, haverá uma re-introdução do modelo num futuro próximo e os planos serão revelados em agosto
Road King Models
Nos anos anteriores a HD vinha monitorando as vendas da RK e foi verificado que a RK normal vende melhor no mercado americano e o inverso ocorre em relação a RK Classic no mercado internacional....desta forma, será feita a retirada da Classic do mercado americano e da "normal" dos mercados internacionais - trata-se de uma re-adequação.
O Dan já fez seus comentários na postagem e vou acrescentar os meus: a HDMC como sempre acompanhando o que vem sendo feito pelos customizadores sempre tem uma linha que entra no catálogo para satisfazer os consumidores das "customizações prontas". Foi assim com a Cross Bones, a Sportster 48, Blackline, Softail Slim, Sportster 72 e outras que ainda virão. Passa o tempo, o estilo sai da preferência, o modelo sai do catálogo. As bolas da vez são a Blackline (customização muito específica que rendeu críticas quanto à ergonomia) e a XR1200 que já rendeu os campeonatos da AMA possíveis e imagináveis rendendo aos preparadores after market alguns doláres em soluções para aumentar o desempenho, sem falar que o Evel Knivel já saiu dos highlights com a sua XR750.
A Electra Glide Classic sai para dar espaço às Ultras. Já foi uma solução adotada no mercado brasileiro e agora vai ser adotada no mercado interno e HDI. Não compensa manter uma moto sem tantos acabamentos e acessórios se pode ser vendida completa como as concorrentes.
As Road Kings não há o que comentar, o Dan já disse tudo.
E sobre a Road Glides, é um mercado muito específico que está envelhecido, vai sofrer um modernização que deve ser algo mais que um simples lift de pintura e adesivos, mudando inclusive a carenagem fixa bem comum nas esportivas.
Eu lamento pela saída da XR1200, o modelo com maior influência do estilo café racer no catálogo HDMC e sem substituto. Os demais modelos nem tanto.
Concordo plenamente com você.
ResponderExcluirInclusive acho que nos próximos anos teremos uma tendência maior de modelos passageiros, refletindo modismos de customização.
engraçado dizerem que a RK Classic vende mais nos mercados internacionais que a RK sendo que no Brasil só temos a opção da RK Classic. Entre uma e outra, prefiro muito mais a RK por causa dos pneus radiais, mala rigida com chave.
ResponderExcluirAbraços, Renatinho
Sera que a softail slim vira pro Brasil?
ResponderExcluirAté o momento nada indica grandes mudanças no catálogo brasileiro, exceto pela nova paleta de cores.
ResponderExcluirA HDMC deve acrescentar novos modelos ao programa HD1, customização de fábrica nos EUA.
Eu torço para que ela venha para o Brasil, de preferência já incorporando o TC103B.