São poucos os que gostam de pista molhada quando se está de moto. Para quem, como eu, não gosta, mas não dispensa a moto mesmo quando a chuva ameaça, ficam as dicas do Fernando Tanure, instrutor do Rider Program para encarar a pista molhada:
1. Reduzir velocidade;
2. Manter a moto tracionada;
3. Freio traseiro somente em curvas de baixa, com suavidade;
4. Freio dianteiro somente com o guidom alinhado, moto em pé;
5. Evitar sair no inicio da chuva fina, pois elase mistura a poeira existente na pista e forma uma fina camada de lama. Se for sair na chuva é melhor aguardar que a chuva "lave" a pista;
6. Velocidades acima de 80-90km/h são favoráveis a aquaplanagem e devem ser evitadas, principalmente se for chuva intensa;
7. Chuvas de verão, fortes e de curta duração, devem ser evitadas devido a grande quantidade de água na pista;
8. Em pistas de mão dupla andar afastado da faixa que divide a pista, evitando os banhos de água que os carros da pista contrária jogam.
Ride Safe.
valeu pelas dicas wolfmann. ja tomei tanta chuva de moto no sul de minas gerais que já nem ligo mais hehehe... mas é sempre bom rever algumas dicas de pilotagem para essas condicoes climaticas!
ResponderExcluirabraços,
Renato
LEOCLIMA disse :
ResponderExcluirEu sou um coxa "rodado", com meus 32.600 Km em 2 anos e 4 meses de dyna, mas evito sair na chuva de todo jeito. Acho que tem mais de um ano que não pego chuva : Faça-me o favor : Chuva e moto não combinam, e com as facilidades da previsão do tempo, só se molha quem é masoquista, sem mencionar que o perigo sobre as duas rodas, que já é muito grande, aumenta exponencialmente com pista molhada.
Tô fora !
Boa chuva pra vc !
Léo
Leo, respeito a sua opinião, mas sempre vai haver uma situação onde você acaba na chuva.
ResponderExcluirJá sai de casa mais de uma vez confiando que não choveria e realmente não choveu, mas no retorno para casa peguei chuva.
Em outras ocasiões, principalmente em viagem já marcada, a chuva me pegou na estrada.
Posso te dizer que também sou um coxa rodado, mas nem sempre consigo escolher as condições em que estou rodando e considero importante relembrar pequenas atitudes que ajudam muito na hora do aperto.
Abraço.