tag:blogger.com,1999:blog-1266188817201767878.post295181588362361238..comments2024-03-27T11:15:17.381-03:00Comments on wolfmann: Viajar em grupo: ainda vale a pena?wolfmannhttp://www.blogger.com/profile/12198203371243955978noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-1266188817201767878.post-31057575997520353422010-09-12T11:59:53.606-03:002010-09-12T11:59:53.606-03:00Pack, se você já consegue visualizar essas atitude...Pack, se você já consegue visualizar essas atitudes em um trem, não é mais novato.<br />Acho que os briefings voltam a ser depreciados exatamente porque ninguém tem saco de repetir as mesmas informações para quem não quer ouvir, mas mesmo assim a prática não pode ser abandonada ou menosprezada.<br /><br />Eu concordo com você sobre a forma com que alguns se comportam no trem. Eu mesmo já repreendi alguns veteranos sobre isso, o que normalmente deixa a situação meio delicada, mas é preciso assumir que para andar no trem você se preocupa com o grupo e não em ficar fazendo presepadas para aparecer. <br /><br />Andar em grupo é escolha individual: se não quer, não ande! Se vai andar com o grupo, respeite!<br /><br />Quanto a posição dos diretores sobre assumir uma postura mais hierárquica e impor disciplina, isso também é pessoal e nem todos tem disposição para agir de forma impopular. Infelizmente não existe um meio termo nesse caso.<br /><br />O que posso te sugerir é frequentar e fazer o passeio com um grupo de amigos. Se o trem não tem segurança, dê sinal ao capitão de estrada e saia do trem com seu grupo. Muitos vem tendo essa atitude e considero a mais correta.wolfmannhttps://www.blogger.com/profile/12198203371243955978noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1266188817201767878.post-20643714575545720222010-09-11T17:34:42.465-03:002010-09-11T17:34:42.465-03:00Adelino, não acredito que o problema seja somente ...Adelino, não acredito que o problema seja somente dos novatos não. Eu me considero novato, uma vez que tenho dois anos de HD e em diversas saídas que participei, notei que alguns veteranos acabam colocando o trem em perigo, talvez até por se considerarem 'safos' os suficiente e acabam ignorando regras basicas de segurança (alguns novatos acabam seguindo as cagadas). Também acho que alguns novatos não tem a menor idéia do que estão fazendo, talvez por não terem o mínimo de instrução de como andar em grupo, nesse caso concordo com o Paulo, no mínimo ler a apostila do Riders I.<br /><br />Parei de andar com o HOG exatamente por sentir cada vez mais perigo ao andar no grupo. Prefiro ligar para os amigos e marcar um grupo menor, conheço diversas pessoas que estão tomando a mesma atitude. Se a diretoria do HOG não fizer nada a respeito dos caroços, novatos ou veteranos. A tendencia é cada vez mais o trem ficar perigoso, porque quem anda direito vai passar a andar sozinho ou em grupos menores. E aí é claro, novatos vão chegando no HOG e encontram uma bagunça, e fazem igual.<br />Hoje tenho andado somente com grupos pequenos, mas nada mais bonito que um trem de 50 motos andando direitinho, como aquele do Rally de Campos do Jordão, é só ter segurança.Packnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1266188817201767878.post-22166140614408237722010-09-11T10:44:15.367-03:002010-09-11T10:44:15.367-03:00Meu Guru,
O Meu comentário foi somente para respon...Meu Guru,<br />O Meu comentário foi somente para responder ao Anônimo (!?), pra esclarecer as coisas e não parecer que o nosso trem era composto por celerados...hehe..nem tanto.<br />Abração a todos.<br />ValladaresVallahttps://www.blogger.com/profile/15994114619180170613noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1266188817201767878.post-84263388371940733022010-09-10T12:57:22.786-03:002010-09-10T12:57:22.786-03:00Presidente, usei seu comentário como exemplo do qu...Presidente, usei seu comentário como exemplo do que considero um trem seguro. Mesmo imprimindo uma velocidade acima do limite (e as vezes a estrada chama mesmo o acelerador), isso só aconteceu por conta do entrosamento do grupo conseguido pela regularidade dos passeios do FHD carioca.wolfmannhttps://www.blogger.com/profile/12198203371243955978noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1266188817201767878.post-28598593937324336592010-09-09T20:33:37.542-03:002010-09-09T20:33:37.542-03:00Ôba !
Um comentário: o nosso trem só imprimiu uma ...Ôba !<br />Um comentário: o nosso trem só imprimiu uma velocidade alta em momentos propícios e quando a pista assim o permitia. Além, obviamente, da total integração do grupo que era de poucos participantes (somente seis) e por pilotos experientes e que já rodaram juntos algumas vezes. Quando rodamos em grupo médio e grande, a velô máxima permitida da estrada sempre foi obedecida, com exceção daqueles que queriam dar uma esticada e ordeiramente se separavam do trem e mandavam bala, retornando ao trem numa boa depois de limpar os bicos.<br />Acho que rodar em trem é muito legal, principalmente quando se está lá atrás curtindo o visual do grupo a frente, mas confesso que em grupos de 12~20 motocas, com pessoal de todos os níveis de 'expertise' a preocupação aumenta para todos e principalmente para o road leader e pro ferrolho. Por isso que em nosso grupo temos também um cowboy-batedor que, quando necessário, dá um suporte extra, ora ‘arrebanhando’ o grupo, ora servindo de batedor abrindo passagem pro trem <br />Sem dúvida alguma rodar em grupo reduzido é muito bom, mas não podemos deixar que a tradição do trem seja posta de lado.<br />Abraços a todos,<br />ValladaresVallahttps://www.blogger.com/profile/15994114619180170613noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1266188817201767878.post-58444031952705408872010-09-07T17:57:05.012-03:002010-09-07T17:57:05.012-03:00Eu já fiz algumas viagens em trens grandes (mais d...Eu já fiz algumas viagens em trens grandes (mais de 50 motos) onde nunca tive os sustos que tive andando no trem para Penedo.<br /><br />O número de calouros aumenta sempre e, concordando com a posição do Kastrup, acho que eles merecem mais atenção dos veteranos que vem viajando com o trem do HOG porque muitos já estão desistindo.<br /><br />Também acho que a falta dos veteranos diminui a segurança do trem do HOG, mas isso é uma decisão pessoal dos colegas. Eu mesmo não andaria no trem do HOG, salvo em ocasiões comemorativas como os eventos nacionais do HOG.<br /><br />Quanto à velocidade imprimida pelos amigos do FHD, realmente não dá para recomendar esse exemplo, mas quando você está rodando com um grupo bem afinado o ritmo aumenta muito e quando você se dá conta está bem acima da velocidade permitida exatamente por conta do excelente entrosamento que se consegue. É compreensível, mas não é recomendável.wolfmannhttps://www.blogger.com/profile/12198203371243955978noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1266188817201767878.post-32871631213566350362010-09-07T17:04:30.922-03:002010-09-07T17:04:30.922-03:00Wolfman e companheiros motociclistas, eu fui no tr...Wolfman e companheiros motociclistas, eu fui no triam em do FHD, pq foi bom? digo alguns dos motivos, todos já haviam andado juntos em vários outros passeios, até mesmo aqui no transito do Rj, eu conhecia meu companheiro da frente e o de trás, respeitávamos a formação e a distância, todos com tocadas bem parecidas, hora bem devagar, hora um pouco mais veloz....no trem havia 883, fat, dyna, heritage...e todos foram "juntos" e com segurança.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/00042297066206663434noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1266188817201767878.post-44648990096765747392010-09-07T11:34:50.213-03:002010-09-07T11:34:50.213-03:00Adelino, concordo inteiramente com o seu post....s...Adelino, concordo inteiramente com o seu post....se não forem seguidas as regras de "group riding", ao invés de gerar segurança um trem um pouco maior gera "perigos" para o grupo...<br /><br />Quando saio no trem do HOG eu sempre procuro ir na parte da frente, justamente por perceber essa falta de coesão na parte final....e muita gente que não segue as regras (não ultrapassar dentro do trem, não mudar de faixa, manter a distância, etc.)...<br /><br />Acho que caberia aos diretores do HOG "perceber" quem não segue as regras e orientar para ter grupos mais seguros, e sempre conversar e identificar nos briefings os menos experientes e dar uma orientação melhor....Paulo Kastrupnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1266188817201767878.post-28227710192908698072010-09-07T08:14:02.591-03:002010-09-07T08:14:02.591-03:00Bom dia.
Já fiz viagens em grupo e acho a modalida...Bom dia.<br />Já fiz viagens em grupo e acho a modalidade "trem" muito boa, mas quando o grupo é coeso , experiente e disciplinado. Recentemente participei de um trem de Teresópolis a Cordeiro, percurso de uns 110 Km (só ida) com um grupo de motociclistas muito experientes, sendo que o Comandante , de realmente comandava e o ferrolho fazia o seu papel, e tudo foi muito bem. <br />Participei também de um gupo de 4 pessoas, onde o percurso era todo demarcado, com início, fim e paradas no meio, mas cada um ia por si e se reunia nos pontos de parada. <br />Mas...As Harley Davidson tem essa tradição, esse "modus operandi" de andar em grupo, e o grupo das Harleys tem como prática chegar junto no destino. Quando as HDs chegam, chegam todas juntas no destino. É a lenda e a tradição.<br />Essa prática do trem tem que continuar e ser incentivada pelos proprietários.<br />Quanto ao trem citado por ti, imprimir velocidades de 140 ou até 185 Km/h é totalmente fora dos propósitos de formações de HDs. Uma prática perigosa e desaconselhável.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1266188817201767878.post-63878215704658016702010-09-06T18:49:49.411-03:002010-09-06T18:49:49.411-03:00Também já vi algumas situações de arrepiar, não ac...Também já vi algumas situações de arrepiar, não acontecendo acidentes graves por sorte. Minha opinião o limite de segurança é extrapolado quando o trem tem uma quantidade muito grande de motos, utiliza uma estrada sem estrutura adequada e numa velocidade elevada. Prefiro muito mais uma viagem de 4 ou cinco motos que um com 50.Rômulohttps://www.blogger.com/profile/14223706614072431232noreply@blogger.com