sábado, 18 de outubro de 2014

HDMC divulga o catálogo 2015

Dentro do esperado, a HDMC divulgou seu catálogo de modelos para 2015 para coincidir com o evento São Paulo Harley Days, e muito provavelmente quem for ao evento verá em primeira mão os novos modelos.

A maioria das "novidades" anunciadas pelo Dan Morel se confirmou: a chegada da Softail Breakout, da Dyna Low Rider e as CVO Street Glide e Limited. Apenas a Dyna Street Bob não havia sido comentada por ele.

Da mesma forma, a continuação da motorização das Softails e Dynas com o TC96, mantendo o TC103 apenas para as Tourings, foi outra previsão que o Dan Morel acertou na mosca.

Eu acertei a saída da Sportster 883R e Dyna Super Glide Custom: os números dos dois modelos eram fracos e tudo apontava para a descontinuação de produção. Além desses dois a Dyna Switchback também foi descontinuada no Brasil, uma pena pois o modelo oferecia um ótimo custoxbenefício para quem procurava uma moto pronta para viajar por um preço mais acessível.

O catálogo 2015 encontra-se publicado no site HDMC Brasil, incluindo os preços sugeridos para esses modelos.

Todos os modelos tiveram seus preços reajustados. O reajuste ficou perto de 3%, com a maioria abaixo disso, mas alguns modelos tiveram reajustes maiores como foi o caso da Deluxe (4%), VRSC (4,5%), Touring (5%).

A Street Glide teve um aumento bem maior: 8,5%, mas o modelo trazido esse ano é a Street Glide Special que conta com o infotainment utilizado na Ultra Limited (tela touch scren, saída de aúdio mais forte e GPS).

Detalhando as famílias vemos que as Sportsters perderam a 883R e ganharam apenas novas cores para a Sportster 48 (azul) e Sporster XL1200Custom (também azul e pintura bicolor).

A família Dyna perdeu dois modelos (Super Glide Custom e Switchback) e ganhou outros dois (Low Rider e Street Bob). A Fat Bob ganhou nova cor (azul) e teve seu assento modificado, que pode trazer mais conforto para os baixinhos, será preciso um "ass test" para comprovar.

Os dois novos modelos da família Dyna são os mais interessantes para o meu gosto. A Street Bob é inspirada em uma Bobber, com guidão mini-ape, motor dark, filtro ar redondo e pedaleira central. Está praticamente pronta para um banco de molas. Fiquei em dúvida se a moto será vendida com banco do garupa: todas as fotos mostram a moto com banco solo, mas as pedaleiras do garupa aparecem nas fotos. Esperar para ver fotos do evento ou a chegada do modelo nos dealers. Além das cores tradicionais, aparece o azul exclusivo dos modelos 2015.

A Low Rider é meu lançamento preferido: estilo retrô, console com conta-giros, banco com opção de encosto suplementar e comando central ligeiramente mais avançado (pelas fotos parece que adiantaram o comando em 2 polegadas), além da possibilidade de regular o guidão na fixação do riser deixam a moto bem ajustável para pilotos de qualquer altura. Pena que mantiveram o motor TC96 ao invés de trazer o 103 do mercado americano. Tem sugestão de preço bem perto da Fat Bob, e bem mais barata que uma Softail, e some-se o fato de ser novidade, o modelo tem tudo para ser um best seller em 2015. Também conta com a pintura azul e traz um verde brilhante como opção de cor.

A família Softail ganhou um modelo: a Breakout e as demais apresentam apenas a pintura azul como novidade.

A Softail Breakout é esperada com alguma ansiedade por conta da Breakout CVO que foi muito bem vendida apesar do alto preço das versões CVO. O modelo traz o motor 96 no lugar do 110, mas tem a mesma ciclistica (aro 21 na frente, aro 18 com pneu 240 na traseira, perfil baixo, entre-eixos grande). Os aros são em liga leve, mas bem diferentes dos aros da CVO. O estilo chopper com banco baixo, comando avançado, guidão drag bar pode ser um problema para um piloto mais baixo. No "ass test" que fiz em Milwaukee no ano passado não me senti muito a vontade, apesar de plantar os dois pés no chão. Fiquei muito esticado e provavelmente teria de modificar o banco, já que o guidão original serve de fixação para o painel de instrumentos e qualquer modificação de riser ou guidão traria a necessidade de modificar o painel. O tanque segue a tendência da Blackline: limpo e com apenas a tampa do tanque, sem medidor de combustível, deixando a superfície assimétrica. O preço foi uma surpresa para mim: os modelos FX (a Breakout é a FXSB) costumam ser as mais baratas da família Softail e dessa vez será a mais cara: preço sugerido de R$58.700,00. Vamos ver se a influência do preço da CVO (quase R$96.000,00) vai deixar esse preço mais atraente.

As VRSC mudaram apenas a pintura, incluindo o verde brilhante e o azul exclusivo 2016 para a Night Rod Special..

E as Touring também mudaram apenas pintura e tiveram a versão da Street Glide modificada para a Special, com acabamento mais parecido com o acabamento da Limited e usando a mesma versão do infotainment, acompanhado pelo maior aumento percentual do catálogo 2015.

Pena que a Limited Low não veio para o Brasil.

Mistério desfeito para 2015, é começar a buscar sua HD.

3 comentários:

Luiz Pedrosa disse...

Boa tarde meu amigo.
Você tem alguma informação referente aos triciclos?
Um abraço,
Luiz Pedrosa

wolfmann disse...

Luiz, os triciclos estão enquadrados como carros e não como motocicletas e por conta disso não gozam dos incentivos previstos na legislação da Zona Franca de Manaus, o que inviabiliza sua produção.

Enquanto isso não mudar, e sei que a HDMC está fazendo esforços para enquadrá-los como motocicletas, eles só poderiam ser comercializados como veículos importados e isso inviabiliza o preço final.

Com a montagem das CVOs em Manaus, a HDMC mostra que não tem interesse em manter a importação de veículos, apenas em regime de CKD.

Dentro desses parâmetros, não acredito que a HDMC vá comercializar os Triglides ou mesmo o Frewheeller no Brasil.

Luiz Pedrosa disse...

Muito obrigado pela informação.
É uma pena os triglides parecem ser muito bons.
Um abraço.