sábado, 30 de novembro de 2013

experimentando um EVO



Essa é uma Dyna FXDS Convertible 95. Foi do Adriano, mecânico que cuida da minha Fat e como ele comprou uma CB 400 83, decidiu vender a criança.

Por falta de espaço na garagem, ele ia alugar uma vaga de garagem. Conversando, ofereci a garagem até ele vender (coisa fácil) e já foi vendida: menos de uma semana na minha garagem e sem anúncio, apenas oferecendo aos amigos que sempre apreciaram a customização feita por ele.

Durante o tempo que ficou fazendo companhia a minha Fat, ele me pediu para usar a fim de não deixar a coitadinha padecer dos males da "moto de garagem". Rodei duas vezes com a moto no quarteirão, apenas para aquecer o motor e manter a bateria em dia e nem seria preciso.

Mas podendo experimentar, e ainda mais com o aval do dono, por que não?

Sem comparar as motos, pois o estilo bobber da customização cobra seu preço na posição de pilotar, bem adequada para ele mas nem tanto para mim, e comparando apenas o EVO 80 com o TC 88 injetado posso dizer que tem performances bem distintas.

O EVO, por ser carburado, já tem um procedimento para ligar: vira a chave, puxa o afogador, abre a torneira e dá partida, alguns segundos depois fecha o afogador até chegar a temperatura de serviço, quando fecha completamente e sai para a rua. Processo que sempre fiz antes de comprar a Fat e não tem mistério. Muitos amigos fumantes aproveitavam esse tempo para uma ou duas tragadas antes de sair com a moto.

Essa moto tem mecânica totalmente original, com exceção de filtro e ponteira, com a carburação ajustada para o fluxo de ar aumentado. Coisa rara para os EVOs que normalmente acabam sendo bastante modificados com peças aftermarket conforme vão sendo necessário ou para aproveitar melhor o projeto original.

O TC, como qualquer motor injetado não passa por isso: você gira a chave, aguarda a pressurização do sistema, dá partida e vai para a rua. Minha Fat também tem a injeção reprogramada para aproveitar melhor o aumento de fluxo pela troca de filtro e ponteira, portanto em condições semelhantes.

Andando o EVO, na comparação com o TC 88 remapeado, tem um uso mais tranquilo, com a aceleração constante, mas é mais lento na resposta. Não dá para falar em velocidade por dois motivos: a moto não era minha e me limitei a dar a volta no quarteirão. 

É um motor que responde bem para trafegar entre os carros, mas esquenta. Esse foi um detalhe que não esperava: de tanto os proprietários comentarem que não se incomodarem com o calor como os proprietários dos TC comentam, esperava um motor que funcionasse dissipando pouco calor, mas é um motor refrigerado à ar e como tal não faz milagre: esquenta.

Em termos de conforto, o TC 88 remapeado não faz feio perto do EVO carburado, dissipando calor na mesma medida. Já achava isso quando pude experimentar a Electra centenária do Celestino e agora confirmo: vale a pena liberar as travas verdes dos motores injetados.

O motor liberado consegue ser tão confortável quanto um motor carburado e responde melhor que um carburado, sempre com respostas mais lentas pela tecnologia adotada.

Mas nada consegue igualar o prazer de escutar a marcha lenta de uma carburada parada no sinal.

Em tempo, uma moto com procedência e valor justo vende bem e rápido, não importando o ano de fabricação ou a quilometragem rodada.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

HOG RJ já tem nova diretoria para 2014

Dessa vez o dealer carioca se adiantou e já tem a nova diretoria do HOG RJ escolhida.

Os colegas serão apresentados na festa de encerramento de 2013 e ao contrário deste ano, o staff do HOG RJ terá vários colaboradores.

Assim que os nomes forem divulgados, publico. Mas já adianto que o Artur Albuquerque continua e com um projeto bem interessante pelo que já conversou comigo.

Punta del Este

Os grupos que partiram para Punta já estão por lá.

No caminho muita chuva, muito trânsito até chegar à Curitiba e mais alguma chuva que inviabilizou o plano de passar pela Serra do Corvo Branco.

E o detalhe mais interessante é que a maioria não irá ao evento, que serviu apenas como pretexto para fazer alguns milhares de kms.

No domingo começa a aventura da volta.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

a caminho de Punta del Este

Não sou eu (bem que gostaria, mas não há condição para este ano), mas já tem vários amigos indo para estrada e aproveitando o feriado de hoje.

Saiu hoje cedo um grupo aqui do Rio, onde vão vários amigos que fizeram a viagem dos 110 anos comigo, e estão a caminho de São Paulo.

Também saiu hoje cedo um grupo do HOG Ribeirão Preto e já devem estar fazendo o Rastro da Serpente pela hora que saíram.

Na sexta saí mais um grupo aqui do Rio com intenção de fazer o Rastro da Serpente e as serras catarinenses do Rio do Rastro e Corvo Branco no caminho para Punta.

Vou acompanhando pelas redes sociais. Esse ano, a festa vai contar com muitos brasileiros.

festa de fim de ano da Blood Biker Magazine

E na semana seguinte à festa de fim de ano HOG RJ, acontece a festa de fim de ano da Blood Biker Magazine.

Acontecerá na sede Barra dos Balaios MC (Cesar Morani, 771) a partir das 14h.

Programação inclui mais uma edição do garage sale do Lord of Motors, bazar vintage, tequileiras, dança burlesca e mais alguma coisa que a turma do LOM e da Blood Biker vão acrescentar.

Festa de fim de ano do HOG RJ

Como já tinha postado, o HOG RJ faz festa de fim de ano no dia 7/12 a partir das 20h na loja do dealer carioca (Av. das Américas 14400).

A banda Blood Mary & The Munsters fará o show, com buffet e bebidas inclusas no valor do ingresso.

Os valores dos ingressos tem preços diferenciados para membros do HOG (venda limitada a dois ingressos para cada membro do HOG): R$ 50,00 para quem comprar em novembro e R$75,00 para quem comprar em dezembro.

Para não membros do HOG os valores são R$75,00 em novembro e R$ 90,00 em dezembro.

Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos na loja ou com os diretores do HOG RJ

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Metzeler ME 888 Marathon Ultra

A Metzeler apresentou seu novo modelo Marathon no Salão de Milão: o ME 888 Ultra.

Esse novo pneu promete o mesmo desempenho do ME 880 com maior durabilidade.

O novo desenho promete mais estabilidade no seco e no molhado, com desempenho uniforme durante toda a vida útil do pneu e estabilidade em alta ou baixa velocidade.

A Metzeler promete uma nova geometria para a carcaça do pneu especialmente projetada para motos tourings. A confirmar isso, a minha grande queixa sobre o perfil muito agudo pode ter sido resolvida deixando a moto menos sensível à irregularidades de piso, com borracha uniforme não apenas nos ombros dos pneus como no centro.

Outra promessa da Metzeler é a uniformidade de desempenho ao longo de toda a vida útil do ME 888, coisa que não acontece com o ME 880. O ME 880 apresenta um excelente desempenho no segundo terço da vida útil, mas deteriora rapidamente no último terço da vida útil e o primeiro terço mostra um pneu muito duro, bem diferente do excelente desempenho do segundo terço, ou seja: o ME 880 é um pneu bom no início, muito bom no segundo terço e ruim no final, coisa que o ME 888 promete corrigir.

As medidas do ME 888 serão as mesmas do ME 880 para 2014: MT90B16, 130/90R16, 130/80B17 e 100/90R19 para pneus dianteiros; MT90B16, MU85B16, 170/80B15, 130/90B16, 150/80B16 e 180/65B16 para pneus traseiros.

Inicialmente a Metzeler não anuncia pneus para aros 21 e nem para as Fat Boys com seus aros 17 como acontecia com a produção até 2013, mas acredito que essas medidas serão incorporadas durante o ano de 2014.

Lançamento ainda não tem previsão para chegar ao Brasil.

Harley-Davidson Financial Services amplia atuação

O braço financeiro da HDMC USA sempre foi muito forte e no Brasil segue o mesmo caminho.

Firmada a parceria com o Banco Bradesco para a criação do Financial Services, a HDMC Brasil já oferece financiamento para compra de moto zero, cartão de crédito e agora vai vender seguros para motos novas e usadas (ainda não consegui confirmar, as informações estão desencontradas), mas somente Harley-Davidson.

O serviço estará disponível a partir de dezembro e terá um valor para cobrir acessórios, diferente dos contratos de seguros oferecidos pelas seguradoras tradicionais.

O serviço será adquirido através de corretor no próprio dealer, que tratará dos sinistros que ocorrerem.

O seguro para motocicleta Harley-Davidson será oferecido a todos os clientes da marca e permitirá a manutenção, por um ano, sem depreciação, do valor do bem nos casos em que o seguro for contratado desde a compra da motocicleta na concessionária. Também terá validade quando for decretada a indenização integral, garantindo ao proprietário o valor de uma moto zero-quilômetro, desde que tenha sido o primeiro sinistro da apólice. Além disso, a cobertura inclui, até o valor de R$ 10 mil, os acessórios originais adquiridos nas concessionárias Harley-Davidson. Oferece, ainda, coberturas para danos causados na motocicleta e a terceiros, bem como coberturas adicionais de serviços de Assistência Dia e Noite, com quilometragem livre.

Pode ser mais uma opção na hora de renovar o seguro.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Dezembro promete, mas no sábado tem festa

Já aparecem as primeiras divulgações sobre as festas de fim de ano.

O HOG RJ faz festa de encerramento de ano no dealer local no dia 7/12 e no dia 14/12 a Blood Biker Magazine, o Salão Bike Show e o Lord of Motors já começaram a divulgar o "save the date", portanto vamos aguardar.

Mas no sábado tem mais uma edição do Sunset 2133 na sede barra dos Balaios. Começa às 18h e tem ingresso à R$10.

life style e estilo de vida

Por que tanta gente gente gosta de criticar o consumidor de life style?

Em uma postagem da semana passada do Bayer no blog (http://olddogcycles.com/2013/11/ator-de-sons-of-anarchy-provoca-os-motoqueiros-de-final-de-semana.html) aparece um dos atores principais do seriado Sons of Anarchy, Charlie Hunnan, comenta sobre o uso pelo personagem de tênis ao invés de botas observando que aqueles que criticam o uso do tênis ao invés de botas não usam a moto como parte do seu estilo de vida, mas sim para viver um personagem durante o final de semana curtindo o life style vendido pelo marketing.

O iniciante, e vou me concentrar no iniciante, compra a moto pelos mais diversos motivos: desde o sonho de criança que cresceu vendo o pai andando de moto até mudar de vida porque acha que a rotina muito aborrecida.

Hollywood ajuda muito na motivação: desde O Selvagem da Motocicleta, passando por Easy Rider, Wild Hog e as perseguições nos filmes de James Bond, Wolverine e Capitão América (para ficar nos mais recentes), tudo é motivo para justificar a compra da sua moto.

Basta você frequentar as diversas comunidades em redes sociais e fóruns de proprietários vai perceber que as provocações são inúmeras usando rótulos e fazendo comentários ácidos sobre os modelos das HDs: a briga entre "malvadões e coxas" e as provocações entre os proprietários das motos das diversas famílias da HD alimentam debates onde todos fazem "bullying" uns com os outros.

Um detalhe chama a atenção nisso tudo: o iniciante no universo HD, que comprou a moto acreditando no marketing do life style, vive efetivamente o life style como lazer, toma gosto pela coisa e começa a viver o life style diariamente.

Nesse momento o iniciante já se considera um expert em motocicletas, conhece o catálogo de acessórios, faz viagens que vão mais longe que o bate&volta para almoçar. Já vi até alguns grupos se organizando com direito a colete e tudo que acompanha o colete.

Como cada um sabe onde aperta o sapato, não me considero capaz de avaliar se o colega se transformou no que estava pretendendo, mas acho que vale lembrar algumas coisas.

Não interessa muito se você vai usar a moto diariamente ou só para lazer. O perfil de cada um é que vai ditar o uso da moto: se você tem tempo para ir ao Ushuaia e Atacama ou só para bater ponto na padaria é problema seu e mais ninguém.

Não interessa se você vai andar de couro ou tênis branco, ou você veste fantasia para viver seu estilo de vida? Isso é life style, companheiro.

Vale o mesmo para o colete: criar um MC para justificar o uso de um colete não é a razão certa para um MC nascer. Você gosta do colete, acha prático usar colete? Compre um da HD, use o colete do HOG ou simplesmente faça com um amigo meu: compre um liso e mande bordar o que você quiser ou encha de patches. Sempre vai ter alguém para te provocar usando ou não um colete. Use e seja feliz, quando uso o meu colete do HOG, uso porque tenho grandes amigos no Chapter RJ e me identifico com eles.

O que realmente importa é saber se você quer adotar um estilo de vida onde a motocicleta é o centro ou apenas um lazer. Posso te garantir que fica mais fácil quando a gente faz o que gosta e não o que é esperado.

A ideia dessa postagem é lembrar que life style não é estilo de vida. O life style passa pelo merchandise e o estilo de vida passa pela postura individual que cada um tem.

Garanto que ainda vamos ver vários proprietários que gostam de comentar o quanto já gastaram, sobre a última raridade que compraram, que a EVO dele é ótima (mas anda de carro) e assim por diante.

Se você quiser mesmo conhecer sobre a Kuston Kulture, sobre MCs, sobre como usar sua moto ou onde comprar um acessório ou equipamento, não se bitole: converse. O moto boy sempre vai te dar uma dica onde comprar uma capa de chuva barata, o colega que faz mecânica em casa vai te dizer onde ele comprar o que precisa e assim por diante.

Sempre tem alguma coisa para aprender e não se esqueça de espalhar o que você aprende.

Essa é minha ideia sobre estilo de vida.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Street 500/750: quem tem medo da novidade?

Comentários sobre o lançamento da família indiana Street da HDMC feito no salão de Milão se alternam entre a satisfação e a insatisfação.

A moto, para quem ainda não viu, é essa:


Os dois modelos serão fabricados, e não apenas montados, na Índia usando fornecedores locais e ainda não consegui descobrir se o projeto é indiano ou americano, mas acredito que seja totalmente concebido e fabricado na Índia.

Detalhes dessa moto lembram a globalização: peças em plástico, manetes e punhos encontrados na maioria dos modelos, assim como botoeiras e comandos. Ou seja, a moto é bastante diferente das primas fabricadas nos EUA.

Se isso serve como base para alguma desconfiança, ainda assim detalhes técnicos superam facilmente essas perfumarias: a refrigeração líquida deve trazer um motor muito eficiente (quatro válvulas por cilindro em V com angulo de 60 graus).

O Revolution-X tem sua origem nos motores Revolution que equipam a família VRSC e foi alterado para chegar ao tamanho de 750 (749 cc) e 500 (499 cc). Ainda não descobri onde foi feita essa novo projeto: se na Índia ou nos EUA.

Para quem acha que os detalhes de acabamento ofuscam essa solução inovadora para a estória da HDMC vale dar uma olhada nos primeiros projetos de customização que foram apresentados também no salão de Milão:

Uma Street buscando inspiração nas bobbers:


Uma Street buscando inspiração mais moderna:


Como se vê, os detalhes que todos reclamam podem ser ultrapassados, basta querer. Acredito mesmo que essas customizações encomendadas para o lançamento das Street deverão constar dos próximos catálogos de acessórios.

O marketing HDMC já trabalha para inserir o modelo no life style com o mote de uma moto ágil para uso urbano, buscando um público diferente do seu público tradicional já que os tradicionalistas não se cansam de criticar o modelo antes mesmo das primeiras unidades começarem a rodar.

Esteticamente, as Street não me agradam. Não gosto do estilo, as customizações são interessantes, mas não me empolgam, sem falar que a chamada de "moto urbana" não me convence. Afinal, a minha Fat Boy é bastante urbana para meu uso diário e não sinto falta de uma moto menor para usar na cidade.

Já tecnicamente, as Street me agradam bastante. A adoção da solução de refrigeração líquida usando os motores Revolution, que já estão na estrada há mais de dez anos, é minha preferida e mesmo com o pepino que passei com a injeção há pouco tempo atrás, considero que a evolução técnica deve ser um objetivo de qualquer fabricante. A HDMC já ficou tempo demais cultivando a política de "mudar tudo sem mudar nada" e precisa se reinventar, e isso acontece com as Street.

A torcida contra é grande, dizendo que a fábrica ruma para um fracasso. Lógico que isso pode acontecer, mas não acredito. Pode levar tempo, do mesmo modo que levou tempo para as VRSC acharem seu público, mas é um caminho sem volta: a refrigeração líquida, seja na versão híbrida do Rushmore Project ou seja na versão integral dos motores Revolution, veio para ficar.

Os modelos tradicionais devem continuar durante mais algum tempo com a solução híbrida, dando folego ao Twin Cam e à tradição dos motores grandes que equipam as "gordas".

A família Revolution deve continuar crescendo buscando alternativas para equipar os modelos tradicionais porque o Twin Cam não tem muito mais o que ser modificado, mostrando bem o final de carreira. Acredito que o Evolution, que equipa as Sportsters, continuará sendo o representante da tradição do motor refrigerado à ar, convivendo com o Revolution.

A HDMC busca um novo consumidor: um consumidor que possa ser conquistado pelo mito, mas que não quer mais um produto considerado ultrapassado em termos de estilo e performance. A busca por esse novo consumidor começa na Índia, fora dos EUA exatamente para mostrar que a fábrica vai romper com a tradição e criar uma nova tradição se perder o espaço que já conquistou ao longo desses 110 anos.

Se não fosse para romper com o estilo antigo, a família Street teria sido apresentada na festa dos 110 anos.

Não sei se os tradicionalistas estão com medo da novidade, a HDMC não está.

HOG RJ vai a Angra

Passeio de amanhã do HOG RJ tem cara de festa: open house do José Augusto em Angra dos Reis.

Este ano o HOG RJ ainda não tinha seguido para a Costa Verde, mas vai em grande estilo: churrasco na casa de praia de um dos colegas do HOG RJ.

Valendo R$35,00 por pessoa e o José Augusto oferece, além da casa na beira da praia, DJ e Jack Daniels.

Partida às 9h00 da loja Rio HD, com briefing 8h30. Chegue cedo para aproveitar o café antes da saída e com a moto abastecida.

O passeio promete.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Harley-Davidson Street 500 e 750

Dan Morel postou no Facebook links onde aparecem os novos modelos 500 e 750cc que serão fabricados na Índia e comercializados no mercado mundial, inclusive no mercado americano.

Serão motores Revolution-X (refrigeração líquida) e a nova família se chamará Street, já aparece no site da HDMC USA: http://street.harley-davidson.com/en_US

Previsão de lançamento para meio de 2014 (catálogo 2015) e a HDMC mostra que pretende capitalizar muito bem esse lançamento, mantendo aceso o interesse pelos novos modelos. As previsões mais otimistas falam na chegada da família ao Brasil em 2016.

E com isso as primeiras apostas na Sportster 500 não vingaram, vem aí as Street.

Links para as primeiras informações divulgadas: US Rider news - http://www.usridernews.com/2013/11/harley-davidson-releases-two-new-water-cooled-models-milan/ e Bloomberg - http://www.bloomberg.com/news/2013-11-04/harley-eyes-global-buyers-for-new-lightweight-bikes.html .


sábado, 2 de novembro de 2013

Biker´s Creed

Existe um código não escrito que faz parte do mundo das duas rodas desde que eu comecei a andar em cima delas, e provavelmente muito antes disso.

Aparecia em conversas com colegas mais antigos, um grande amigo me explicou boa parte da filosofia e já li em alguns blogs e sites americanos artigos sobre essa filosofia de vida.

Digo filosofia porque é muito mais um código de conduta, é uma forma de conhecer as pessoas.

Não é preciso treino e nem decorar nada, é intuitivo.

O Bayer fez uma tradução muito boa desse código (http://olddogcycles.com/2013/10/a-doutrina-dos-motoqueiros.html) e, em tempos onde o Life Style atropela as pessoas com promessas de que tudo pode mudar conforme a moda do momento, vale a pena divulgar:

A DOUTRINA DOS MOTOQUEIROS
Eu piloto porque é divertido.
Eu piloto porque gosto da liberdade que sinto ao estar exposto aos elementos, e ao perigo que faz parte do ato de pilotar.
Eu não piloto porque é fashion e está na moda.
Eu piloto a minha máquina, mas não a visto como uma roupa. Minha moto não é um símbolo de status. Ela existe apenas para mim, e para mim somente.
Minha máquina não é um brinquedo. É uma extensão do meu ser, e eu vou tratá-la de acordo, com o mesmo respeito que eu tenho por mim mesmo.
Eu me empenho em tentar entender o funcionamento da minha máquina, do item mais simples ao mais complexo. Eu vou aprender tudo o que puder sobre a minha máquina, para que eu não precise contar com ninguém mais além de mim para manter sua saúde e bem-estar.
Eu me esforço para melhorar constantemente o controle sobre a minha máquina. Irei aprender os seus limites para que possamos nos tornar um só, e assim manter nós dois vivos na estrada. Eu sou o mestre, ela é a serviçal. Trabalhando juntos em harmonia, seremos um time invencível.
Eu não irei temer a morte. Mas irei fazer todo o possível para evitar uma morte prematura. Medo é o inimigo, não a morte. Medo na estrada leva à morte, é por isso que não deixarei o medo me dominar. Eu irei dominá-lo.
Minhas máquinas viverão mais do que eu, elas serão meu legado. Eu cuidarei delas para que futuros motoqueiros possam estimá-las como eu as estimei um dia, sejam eles quem forem.
Eu não irei pilotar para ganhar atenção, respeito ou medo daqueles que não pilotam. Nem desejo intimida-los ou perturba-los. Para aqueles que não me conhecem, tudo o que eu desejo é que eles me ignorem. Para aqueles que querem me conhecer, eu vou compartilhar a verdade sobre mim, para que eles possam me entender e não temer outros como eu.
Eu nunca serei o agressor na estrada. No entanto, se provocado, irei lidar com a provocação de acordo.
Eu mostrarei meu respeito com os motoqueiros mais velhos ou com mais conhecimento do que eu. E tentarei aprender com eles o máximo que puder. No entanto, se o meu respeito não for apreciado ou correspondido, ele irá acabar.
Eu não serei desrespeitoso com outros motoqueiros menos experientes ou com menos conhecimento do que eu. Irei ensinar para eles o que puder. No entanto, se eles forem desrespeitosos comigo, levarão uns tapas.
Será minha tarefa ser o mentor de novos pilotos, se assim eles quiserem, para que a nossa espécie continue. Eu irei instruí-los, assim como fui instruído por aqueles antes de mim. Eu deverei preservar a honra e as tradições dos motoqueiros, e as passarei para frente inalteradas.
Eu não irei julgar outros motoqueiros pela escolha de suas máquinas, pela aparências ou profissão. Eu irei julgá-los apenas pela suas condutas como motoqueiros. Eu tenho orgulho das minhas conquistas, mas nunca irei me gabar delas perante aos outros. Irei dividi-las com os outros apenas se for perguntado.
Eu vou estar sempre pronto para ajudar outro motoqueiro que realmente precise da minha ajuda. E eu nunca vou pedir para outro motoqueiro fazer algo que eu possa fazer sozinho.
Eu não sou um motoqueiro de meio-período. Eu sou um motoqueiro em qualquer lugar que eu vá. Eu tenho orgulho de ser motoqueiro, e não escondo a minha escolha de vida de ninguém.
Eu piloto porque amo a liberdade, independência e o chão se movendo sob os meus pés. Mas acima de tudo, eu piloto para me conhecer melhor, minha máquina e os lugares por onde passo.
- Autor Anônimo -

V-Glide ou Street-Rod?


Apareceu no Facebook e as tradicionais reclamações não demoraram. Os adeptos da tradição não toleraram um modelo tradicional ter sido usado como objetivo para essa customização e os adeptos da família VRSC consideraram um pecado usar a alma "esportiva" em uma estradeira.

Senhores, isso é HD (ou não?). Eu já vi customizações de gosto bem mais extravagante do que a que foi feita com a Night Rod (eu acho que nasceu Night Rod), inclusive já vi uma V-Rod com seca suvaco.

Eu confesso ter comentado em alguns fóruns que gostaria de ver o Revolution em um modelo mais tradicional por achar que esse é o melhor caminho para a HDMC atender as demandas verdes e as demandas dos clientes por motores mais confortáveis no uso urbano.

Já postei sobre a adoção da refrigeração líquida (http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2013/04/caminho-natural.html) e acho essa solução melhor que o novo Rushmore Project (http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2013/09/a-linha-hd-2014.html): é uma moto mais moderna, mais leve, mais eficiente e mais potente que as novas Ultra Limited ou CVO.

Considerando a linha de "modificar tudo sem modificar nada" que sempre foi o objetivo da HDMC e a dificuldade em esconder os radiadores nos modelos que não contam com a perneira das Ultras e dos Triglides, essa me parece uma solução melhor para "modernizar" as Softails e Dynas, além das Tourings Street Glide e Road King.

Fica para reflexão: por que a HDMC insiste em fazer adaptações nos Twin Cam se tem uma solução moderna, com dez anos de estrada na própria linha de montagem?

Sportster 500 ganha força - atualizando 3/11

Muito divulgado na imprensa especializada, o projeto indiano da HD 500 ganha força com o próximo filme da série Vingadores, Capitão América - Soldier of Winter.

O Bayer já postou no blog do Old Dog sobre o assunto (http://olddogcycles.com/2013/10/a-nova-harley-do-capitao-america.html e http://olddogcycles.com/2013/10/mataram-a-charada.html) mostrando fotos e comentando sobre a Sportster 500.

Há um tópico no Fórum Harley (http://www.forumharley.com.br/index.php?topic=3175.0) que trata sobre esse projeto, onde eu postei dizendo que esse projeto ainda demora a chegar no Brasil, mas mudei de opinião.

Esse projeto deve ser a "novidade" de 2015 e acho que vai se encaixar no catálogo brasileiro, acostumado a um modelo perto dos R$30.000, coisa que não vai acontecer em 2014 já que as Sportsters 883 R e Iron devem ultrapassar essa "marca mágica".

Vamos acompanhando para saber detalhes desse projeto já que existe muita especulação sobre um novo motor ou um novo projeto de motor Evolution.

Publicado hoje (3/11) a noite pelo Bayer em seu Blog, a imprensa italiana fala em dois novos modelos de cilindrada menor: 500 e 750, com motores usando refrigeração líquida trazendo uma nova plataforma de motorização e em consequência, uma nova família.

Deixei comentário na postagem e vou replicar aqui: não acredito em lançamento de uma nova família sem apresentar aos dealers HD e muito menos e fazer lançamento fora dos EUA. Confirmando essa informação, acredito que o marketing HD vai liberar detalhes aos poucos para manter o interesse nesse lançamento.

Link para a postagem no Old Dog: http://olddogcycles.com/2013/11/novas-harley-davidson-500cc-e-750cc.html

HOG Rally 2014

Confirmado que este ano não acontecerá o HOG Rally. Já aparece na revista do HOG de novembro a data para o evento HOG do próximo ano: 01/05/2014. Já esperava que o evento exclusivo HOG não acontecesse em 2013 devido à conversas que tinha tido no HOG Rally Floripa.

Na época, o Estevão Sanchez já falava da dificuldade em conciliar datas para o evento HD 110th Experience pelo mundo e o Salão Duas Rodas, sem falar na mudança do staff do HOG Brasil feita no início do ano com a saída do próprio Estevão Sanchez.

A data cai em uma quinta levando a crer que a HDMC pretende um evento no formato de 4 dias, com o primeiro dia dedicado à recepção, segundo e terceiros dias dedicados à atividades e o último dia dispersão.

A Floripa Harley-Davidson já havia divulgado a data em postagem via Facebook em 29/10 se adiantando ao anúncio feito na revista do HOG.

Local ainda é mistério: já temos apostas para Gramado - RS.

De toda a forma, o HOG Rally 2014 vai abrir a "temporada de eventos" de 2014 e já existe previsão de Harley Days para o segundo semeste de 2014 que não necessariamente acontecerá no Rio de Janeiro, ainda mais com a gestão da Marina da Glória entregue ao grupo X de Eike Batista.

preços HD 2014 começam a aparecer

Já postei uma avaliação pessoal sobre a escolha entre os modelos 2013 ou 2014 (http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2013/10/2013-ou-2014.html) e começam a aparecer as ofertas das 2014 conforme o que eu já esperava.

Veiculado no Facebook, grupo KDU Harleyro Curitiba, os preços para as Fat Boy Special 2014: variando entre R$54.000,00 (vivid black) e R$55.200,00 (sand camo denin) oferecidos pela Tennessee em regime de pré-reserva.

Nenhuma novidade no modelo, exceto a nova paleta de cores (o valor mais alto é de uma das novas cores) e conta com reajuste de quase 10% em relação aos modelos 2013.

Levando em consideração que existem poucas Fat Boys em oferta e que a fábrica já está produzindo a linha 2014 (já vi fotos da Sportster 48 na Fábrica de Manaus), se você não fizer questão das novas cores e quiser uma Fat Boy é bom correr para ver se acha alguma 2013 nos dealers.


hoje tem, e amanhã também

Hoje tem festa na sede Barra dos Balaios: Sunset 2133 - Arte Profana. Para quem não conhece a sede Barra dos Balaios fica na Atílio Morani, 771. Começa às 18h com venda de ingressos no local.

E amanhã também tem: Swap Meet de inauguração da loja física do Biker Friends, na av. das Américas 7700. Quem tiver muita coisa para levar e quiser deixar no porta malas do carro, recomendo chegar cedo para poder estacionar perto da loja. Acontece a partir das 10hs, com show da banda BloodyMary.

back to keyboard

Andei faltando e nem foi por motivo justo: recuperação de crise alérgica que virou sinusite e que virou bronquite.

Acho que não chega na pneumonia porque já estou mais animado para fazer algo além de ficar na cama, mas como a médica mandou segurar as pontas, mais um fds de molho esperando o antibiótico (já é o segundo) terminar o ciclo.

Acabei perdendo o garage sale beneficiente na Appelt (que a chuva também não ajudou) e a entrega dos certificados aos companheiros de HOG RJ por terem  aceito e completado o iron butt (mil milhas em 24 horas) promovido pela CBM e com apoio dos dealers HD de Ribeirão Preto, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, entre outros convites.

Mas vamos atualizar.