terça-feira, 8 de outubro de 2013

carburação por um fio ou faça mesbla você mesmo

Na semana passada joguei a toalha e levei para um eletricista especializado em injeção que foi recomendado pelo Adriano.

O Adriano conhece a oficina pois vem usando o espaço para fazer serviço e acompanhou o serviço para montar e desmontar o que fosse necessário.

O Tuca, eletricista sócio na Herve Volks (Mena Barreto 131 em Botafogo) começou verificando o circuito elétrico e achou um fio quebrado no conector do injetor dianteiro, provavelmente por conta das minhas montagens/desmontagens (faça mesbla você mesmo) e que provavelmente gerou o erro p1353 . Resolvido isso, a moto começou a funcionar com o "tanque auxiliar" que eles improvisaram para ter acesso aos injetores e testar o circuito elétrico.

Depois disso eles desmontaram a bomba e todo o suporte, trazendo a bomba para fora a fim de testá-la: perfeita. Manteve pressão e 4,2 bar. Na desmontagem o Adriano já achou uma mola solta (prende a bomba no suporte) provavelmente mais uma do FMVM.

Como a bomba foi retirada para fora do tanque encontraram a mangueira que liga o filtro à  saída do tanque com a abertura rachada ( acho que esse foi o defeito original) e que eu não tinha visto por só ter verificado visualmente (a preguiça é o mal do século).

Resultado: R$ 200,00 mais bem gastos até hoje com a moto: está funcionando bem. Com o final de semana chegando, acabei não tendo muito tempo para rodar com a moto, mas estou rodando para ver como ficou. Já descobri um vazamento pela vigia do tanque, provavelmente um parafuso de fixação frouxo: coloquei um pano para evitar que o combustível vaze em cima do motor até arrumar a torx certa para apertar os parafusos ou encontrar o Adriano novamente.

Rodando com a moto, senti um pequeno engasgo que credito ao mapa que estou usando. Vou remapear no fim de semana e ver se cessa, mas essa sempre foi uma "característica" dela.

Valeu pelo aprendizado, meu e do Adriano que chegou a conclusão que injeção é muito mais simples que carburador para quem tem o ferramental certo.

Os bicos antigos podem ou não estar em boas condições. O Tuca, eletricista que fez o serviço, acha que não devem ter problema, mas como já troquei ficam de reserva para um pepino posterior ou para atender alguém que precise. Pedi também um conjunto de bomba e suporte da HD a um amigo, que se trouxer vai ficar de reserva para quando a bomba cansar.

A linha de combustível antiga também fica guardada para uma emergência, embora o Tuca ache que não vale a pena porque provavelmente está perto do fim de vida. Os sensores trocados (IAC e throttle) estavam com desgaste acentuado e foram descartados pelo Tuca. Regulador de pressão deve ser trocado em conjunto com o filtro (está feito) e a mangueira com a saída rachada foi substituída por uma mangueira usada no Audi que tem espessura de parede de 1,5 mm, bem mais confiável que a mangueira sanfonada que é usada pela HD.

Lavar a moto para tirar a sujeira de quatro meses de oficina e deixar a moto com aspecto mais apresentável também é uma tarefa para ser feita logo.

O custo de uso subiu R$ 0,01 com toda essa brincadeira: R$0,45/km rodado aos 67.000 kms (apenas 3.000 kms nesses últimos sete meses).

O projeto de carburar a moto que pensei em iniciar por conta de não achar solução para o problema vai continuar como projeto. Todo o sistema de admissão está revisado, praticamente todo novo e ganha confiabilidade novamente (resta comprovar).

E no final tudo se resumiu a um fio quebrado e uma mangueira rachada. Conhecer o Tuca da Herve Volks também foi um grande descoberta para resolver os pepinos da injeção, o que vai deixando o carburador ainda mais no projeto.

7 comentários:

Anônimo disse...

dear wolf,
final feliz para uma novela longa.fiquei contente também.cheears!!!
aguardo relatos da visita ao salão das duas rodas.
boas estradas.
americo.ney@hotmail.com

wolfmann disse...

Sigo para o Salão no sábado. Domingo pretendo postar sobre os lançamentos.

abraço.

Tovar disse...

Tudo passa quando termina bem. Coisas do mundo atual : torcer pela solução de um problema de alguém que na verdade nem conhecemos pessoalmente ! Seja como for, fico contente que tenha resolvido sua injeção.
A julgar pelos pelos seus preciosos relatos, recentes e anteriores, parece-me que o cerne dos problemas com injeção reside dentro do tanque mesmo. Esta informação pode ser utilíssima para meus colegas. (Minha Fat é carburada).
abraço.

DrHide disse...

Salve Wolf.
Fico duplamente feliz pelo resultado positivo dessa história, primeiro pq acho q vc é um cara q levanta a bandeira da marca e curte mesmo, injusto acontecer logo c vc... porem é um dos mais habilitados p se safar da situação...
Segundo pq me devolve a crença e a confiabilidade na motoca... como costuma ser, no final era um problema dos mais simples e básicos, um fio partido e uma mangueira rachada... confiança retomada na injeção da minha 883!
Abraços.

Luiz Fernando disse...

Como tinha dito desde o início ! Mangueira rachada !

Bayer // Old Dog disse...

Fiquei feliz de saber!

É algo pra se pensar... Ainda estou me decidindo no critério carburação vs injeção.

Prefiro a injeção, mas é o que você disse: só é mais simples de manter para quem tem o know-how e o ferramental (que por enquanto não é meu caso).

wolfmann disse...

a vida em São Paulo é muito mais simples que no Rio, onde achar um mecânico com ferramental e experiência para a injeção das HDs é muito mais complicado.

Aí em São Paulo você vai conseguir facilmente alguém que limpe e teste os injetores assim como verifique a pressão de serviço da bomba.

Se morasse aí, não cogitaria a carburação, exceto se for um desejo pessoal de ter o "potato potato".

Por mais que seja "simples" montar e desmontar carburador, regular e trocar giglê e estilete, uma vez dominada a elétrica que faz a injeção funcionar a gente percebe que o intervalo de manutenções é bem mais espaçado.

Não sei se compraria uma carburada hoje em dia: seria uma moto com muito mais tempo, seja de uso ou de não-uso, que ia dar trabalho constante ou em intervalos menores.

Depois dessa briga, a única vantagem na carburação é não precisar da bomba de gasolina, em todo o resto a injeção é muito mais simples de usar e manter.

É bom lembrar que a minha moto não usa os sensores de O2 e sonda lambda que deixa mais simples e tanto o sensor de O2 quanto a sonda lambda costumam ser um calo, principalmente quando o escape é trocado ao invés de usar ponteiras SE.

abraço.