sexta-feira, 8 de maio de 2009

SERT e Super Turner - novas descobertas

Uma das justificativas para o lançamento do Super Tuner (versão atual do SERT) foi que a injeção das HDs havia mudado e com isso havia mudado o software. Ontem constatei que isso não se confirma na prática.

Em mais um remapeamento de injeção de softail, desta vez a Heritage Classic do Pirim - uma das primeiras com motor TC96 que usa a mesma injeção dos TC88 (anterior a julho de 2007), descobrimos que o mapa recomendado pela HD é idêntico ao mapa recomendado pela HD para as motos TC96 após julho de 2007, mudando apenas o nome do arquivo.

O Alvaro já remapeou várias motos fabricadas após julho de 2007 e sempre utiliza o mesmo mapa que ele desenvolveu obtendo sempre bons resultados e isso incentivou o Pirim a modificar o mapa dele mesmo estando satisfeito com o desempenho da moto, embora sempre com consumo muito alto (na estrada a melhor passagem foi vindo de Campos do Jordão onde conseguiu 15,8 km/l contra quase 18 km/l da maioria das motos com o mapa desenvolvido aqui no Rio).

Problema para isso era que a moto dele usava o SERT e não o Super Tuner e a moto tinha, em princípio, uma versão mais antiga de injeção. Eles falaram comigo e marcamos no posto onde trabalho para começar a mexer e tentar identificar o mapa que estava instalado na moto do Pirim. O Alvaro não tem os cabos para usar o SERT (o Super Tuner já usa porta USB enquanto o SERT ainda usa a DB9) e usamos os meus cabos para fazer a ligação.

De início constatou-se que a versão do Super Tuner não reconhece o SERT, instalamos o SERT no computador, e na primeira leitura obtemos o código do mapa da moto do Pirim: 200AE. Esse mapa não existe no CD vendido com o SERT e como a moto foi remapeada por último na HD JK e atendeu pedido para deixar o motor bem frio sem se importar com consumo, acredito que tenha sido um mapa desenvolvido pelos mecânicos daquela autorizada.

Bom, esse mapa seria perdido e não mais poderia ser usado se fizessemos qualquer coisa na injeção, mas o Pirim se mostrou convicto em modificá-lo e foi o que fizemos. Desse mapa restou apenas a curiosidade em saber o que a autorizada fez para modificá-lo, mas os programas do Super Tuner e do SERT não conseguem fazer retrieve do mapa instalado.

Com o apoio do manual encontramos o mapa sugerido para a moto do Pirim: 129AE. Parece que o mapa antigo era uma modificação desse mapa, mas não podemos confirmar. Comparando o mapa recomendado pela HD com o mapa original que serviu de base para o mapa desenvolvido pelo Alvaro pudemos verificar por comparação de valores nas tabelas que ambos são idênticos.

Ou seja, a HD apenas desenvolveu um versão mais nova do software para remapear (Super Tuner) que permite um uso mais amigável e maior poder de programação e gravação, mas os parametros desenvolvidos pela divisão SE não foram modificados. São os mesmos mapas originais, com extensão de arquivo diferente para serem lidos apenas pelos programas respectivos.

O Super Tuner é uma evolução em termos de usuário, mas continua sendo o SERT em essência. Não fizemos o teste, mas acredito que o Super Tuner leia qualquer arquivo do SERT apenas modificando a extensão do arquivo. De toda a forma isso é inútil pois deve existir um mapa do Super Tuner correspondente para cada mapa existente na biblioteca do SERT, como comprovamos com a moto do Pirim.

Bem, a partir daí foi cortar e colar os valores modificados do mapa do Alvaro para o mapa recomendado pela HD para a moto do Pirim e fazer o download na ECU da moto dele.

Em tempo, o mapa que o Alvaro está usando na Fat dele é o mapa aperfeiçoado pelo Pimenta para a moto do Claudio e que agora roda também na moto do Pirim. Como o Alvaro está com a febre das Electra e fará um upgrade para a EG e o Claudio também foi infectado e está fazendo um upgrade para uma Ultra, somente a moto do Pirim vai servir para constatar como será a performance da ultima versão desse mapa. Se algum leitor se interessar pelas motos do Alvaro ou do Claudio, ambas Fat Boy 2008, deixe comentário que comunico a eles.

6 comentários:

Alberto Cotrim disse...

Pra gente que e calouro voce precisa dar uma previa do que seria sert ,mapa,ecu etc..
parabens pelo blog de altissimo nivel.

wolfmann disse...

Alberto, desculpe o mau jeito...
O SERT é um acessório vendido pela Harley e o "nome de batismo" é Screaming Eagle Race Tuner que muitos mecânicos chamam de "faitana" (que seria uma corruptela para EFI Tuner). É a ferramenta desenvolvida pela divisão Screaming Eagle da Harley-Davidson para alterar as regulagens das injeções eletrônicas que estão gravadas na ECU (Eletronic Control Unit). A ECU é o módulo onde fica o chip que comanda os injetores a partir das mensagens que recebe dos diversos sensores espalhados na admissão da mistura ar/combustível e expulsão de gases.
O mapa é na realidade um conjunto de tabelas com intervalos de funcionamento dos injetores de acordo com os parametros como aceleração, temperatura do motor e posição do acelerador, entre outros.
Eu estou para compilar alguns textos em inglês sobre o funcionamento da injeção, mas tem faltado tempo.
Eu chego lá.

fpirim disse...

Olá meu amigo
Pela hora da postagem (4:13 da matina), voce não deve ter dormido. Ficou fuçando manuais para chegar a bela conclusão que nada se cria, tudo se transforma, ou as vezes, apenas troca de extensão do nome, hehehe.
Gostei de ver o entusiasmo de voces, no trabalho da minha moto.
Foi um prazer enorme conhecer voces
Bem, pelo pouco uso da moto, até agora, tenho a sensação que ela esta mais uniforme, rodando macio. Mas por enquanto é apenas transito pesado, urbano, zona sul do Rio em hora comercial. Ela continua rodando fria como antes. Por enquanto tudo ótimo.
Vamos ver como sera estrada. Imagino que sera boa e esperta, mais do que antes, além de obter um certo ganho no consumo de combustivel
Quero também agradecer o carinho recebido, foi um prazer encontrar amigos assim.

Alberto Cotrim disse...

Lendo suas sensatas observacoes sobre HD em geral,vejo que suas opinioes exprimem muito frequentemente o que pensamos(excecao ao DK mustache que tenho na minha Fat 2008).Gostaria que fizesse comentario no Blog, sobre qual seria a melhor maneira do ponto de vista funcional e estetico de levar bagagem na Fat quando em viagem. Alforge ? Mochila ? Bolsa de sissy bar ? Bolsa de tanque? Abraco

wolfmann disse...

Alberto, publiquei seu comentário e pretendia (e ainda pretendo) fazer um novo post no blog sobre o assunto sugerido, mas o tempo não ajudou muito.
De toda a forma, eu já fiz um comentário sobre bagagem no dia 12/02 que pode servir para te dar uma idéia sobre o assunto.
abraço.

wolfmann disse...

olha, não tenho notícia de ninguém que tenha conseguido fazer funcionar em mais de uma moto.
Alguns fóruns americanos dizem que você poderia usar o SERT/Super Tuner com a mesma ECU, o que equivale a dizer que você deveria trocar a ECU da nova moto pela ECU antiga onde o VIN (número do chassi) da moto antiga continuaria atribuído mesmo em outra moto.
É o tipo de acessório que casa com a moto.